OLA

OLA

CHAT-DE BATE PAPO

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"As más companhias corrompem os bons costumes." I Coríntios 15:33

Criando laços... Há pessoas que acham que esse versículo é mero ditado... Mas não é! É uma revelação fresquinha da palavra para nós, que Paulo fez questão de deixar bem claro no Novo Testamento. Em um mundo com bilhões de pessoas, fica difícil saber quem é - de verdade - quem. Gente circulando o tempo todo, chegando, saindo... É assim todos os dias. E às vezes temos a honra de conhecer pessoas diferentes, e criar um vínculo gostoso de amizade... No dicionário, a definição de vínculo é: Laço; atilho; nó; Tudo o que ata, liga ou aperta. = LAÇO, NÓ; Aquilo que liga ou estabelece uma relação. Mas espera aí, você sabe com quem você está criando laços?
Você tem tomado cuidado com suas companhias? Conta-se uma história de um fazendeiro, que enfrentando problemas com corvos em suas plantações de milho, resolveu carregar sua espingarda e rastejar-se sem ser visto pelo canto da cerca determinado a atirar contra os pássaros em sua plantação. O fazendeiro possuía um papagaio muito "sociável", que fazia amizade com todo mundo. Vendo o bando de corvos, o papagaio voou e juntou-se a eles. O fazendeiro viu os corvos mas não viu o papagaio. Ele fez cuidadosa pontaria e atirou! O fazendeiro se levantou por trás da cerca para pegar os corvos caídos, e lá estava seu papagaio, arrepiado, com uma asa quebrada, mas ainda vivo. Ternamente, o fazendeiro levou o papagaio para casa, onde seus filhos o encontraram. Vendo que seu bicho de estimação estava ferido, chorando, perguntaram: "O que aconteceu, Papai?" Antes que ele respondesse, o papagaio falou mais alto: MÁS COMPANHIAS! Em Eclesiastes diz que apenas uma mosca morta estraga todo um perfume. Quando você se relaciona com outras pessoas, você começa a exalar o mesmo cheiro que elas. E pra quem pensa que as pessoas se enxergam individualmente, está errado. Hoje tudo é coletivo, apesar de ter algumas exceções, o mundo está dividido em grupos. A partir do momento que você faz parte de um grupo, você é visto como parte de um todo. Infelizmente existem aqueles que estão se atando à pessoas erradas. Como nosso querido papagaio, estão se infiltrando em meio aos corvos, e acabam ficando parecidos com eles. E no primeiro tiro... é atingido.
Assim como a parábola do filho pródigo, que acabou se misturando com porcos e comendo farelos. Ao criar vínculos, procure pessoas que te arrancarão mais sorrisos, do que problemas. É claro que nossa tarefa é amar a todos, porém precisamos saber que estamos no mundo mas não pertencemos a ele; amamos aqueles que estão aqui, mas não precisamos ser como eles ("todas as coisas nos são lícitas, mas nem todas as coisas convêm."). É importante se relacionar com pessoas sadias. E isso não vale só para uma bom círculo de amigos, mas para toda vida, pois em Provérbios diz que "assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver." Se você foi chamado pra ser águia, pra que se misturar com pintinhos? Lembrando que laço é diferentes de nó.
Nó aperta, laço enfeita.
Então procure criar laços que embeleze sua vida, ou invés de se prender a nós que só causam dor de cabeça.

Nenhum comentário: